Amor próprio

Orgulho de Si Mesmo

Fotos são formas maravilhosas de voltar ao tempo, relembrar momentos e fazer novas reflexões. Elas nos mostram o que já passou e o que fomos. Coisas boas e coisas ruins, mas coisas que nos moldaram para sempre. Guardem suas fotos!

Procurando uma específica, me deparei com essa que já não via há muito tempo. Olho para ela, que foi tirada no dia do meu casamento há quase 14 anos, e vejo o quanto a vida (e eu) mudamos.

Meus cabelos já não são os mesmos, a pele já envelheceu e minhas preocupações vão além de mim mesma.

Faço uma retrospectiva de tudo que vivi nesses anos e agradeço cada momento. Desde os mais felizes aos mais dolorosos. Olho para trás, e vejo um caminho longo que já trilhei. Em muitos trechos, ele é pedregoso, cheio de buracos e de difícil acesso. Em outros pontos, é mais suave e exige menos da minha capacidade. Me pergunto de qual caminho me saí mais vitoriosa? Certamente aquele me exigiu mais, aquele que me levou aos meus limites, que me fez chorar e pensar até em desistir. Esse sim me transformou. Esse sim me faz ter orgulho de mim mesma e, hoje, abre um sorriso no meu rosto.

Será que é errado sentir orgulho de si mesmo? Além de orgulho, eu gosto da pessoa que venho construindo toda minha vida. Porque essa construção só acaba quando nossa história chega ao fim. Por isso espero que daqui a mais 14 anos, (aos 54), eu possa fazer a mesma reflexão e sentir essa mesma sensação que sinto hoje: a de amor próprio.

Tem sensação melhor do que amar a si mesmo? Você já se permitiu sentir esse amor? Na verdade, ele deve ser o nosso primeiro amor, aquele que vem antes de qualquer outro.

Esse amor próprio vem da forma mais profunda de se conhecer, o autoconhecimento. Quem sou eu? O que eu quero para a minha vida?  Você já se perguntou isso alguma vez?

Olhe para você.

Ame-se.

Quando fazemos isso, coisas maravilhosas acontecem.

admin